Respostas de Circuitos

Como calcular a potência em circuitos de corrente alternada?

A potência em circuitos de corrente alternada (CA) é um conceito fundamental que envolve a análise de como a energia é transferida e consumida em um sistema elétrico. Em CA, a potência não é constante, pois a corrente e a tensão variam sinusoidalmente ao longo do tempo. Existem três tipos principais de potência em circuitos de CA: potência ativa, potência reativa e potência aparente.

A potência ativa (P) é a potência real que realiza trabalho útil, como acionar motores ou iluminar lâmpadas. Ela é medida em watts (W). A potência reativa (Q) é a potência que oscila entre a fonte e a carga, sem realizar trabalho útil, e é medida em volt-amperes reativos (VAR). Já a potência aparente (S) é a combinação das duas anteriores e é medida em volt-amperes (VA).

Para calcular essas potências, utilizamos a análise nodal e outros métodos de análise de circuitos. A análise nodal é uma técnica que envolve a aplicação das leis de Kirchhoff para determinar as tensões nos nós de um circuito. Com essas tensões, podemos calcular as correntes e, consequentemente, as potências.

Se você gostou deste conteúdo, conheça o curso online de circuitos elétricos para alunos de engenharia, Domínio Elétrico, criado pelo Prof. Nicholas Yukio, clicando no botão presente logo abaixo do texto.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.