Respostas de Circuitos

Como determinar a potência máxima dissipada em um resistor usando o Teorema de Thévenin?

Para determinar a potência máxima dissipada em um resistor, podemos utilizar o Teorema de Thévenin. Este teorema simplifica um circuito complexo em uma fonte de tensão equivalente (Vth) em série com uma resistência equivalente (Rth). A potência máxima é dissipada quando a resistência de carga (RL) é igual à resistência de Thévenin (Rth).

Primeiro, é necessário encontrar a tensão de Thévenin (Vth) e a resistência de Thévenin (Rth). Para isso, removemos a carga do circuito e calculamos a tensão aberta nos terminais onde a carga estava conectada, obtendo Vth. Em seguida, substituímos todas as fontes de tensão por curtos-circuitos e todas as fontes de corrente por circuitos abertos, e calculamos a resistência equivalente vista dos terminais, obtendo Rth.

Uma vez que temos Vth e Rth, podemos determinar a resistência de carga (RL) que maximiza a potência dissipada. De acordo com o Teorema da Máxima Transferência de Potência, RL deve ser igual a Rth. A potência máxima dissipada no resistor é então calculada usando a fórmula Pmax = (Vth^2) / (4 * Rth).

Se você gostou deste conteúdo, conheça o curso online de circuitos elétricos para alunos de engenharia, Domínio Elétrico, criado pelo Prof. Nicholas Yukio, clicando no botão presente logo abaixo do texto.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.