Respostas de Circuitos

Implementando um Multivibrador Passivo em um Circuito Amplificador Pequeno


Publicado em: 07/06/2025


Implementando um Multivibrador Passivo em um Circuito Amplificador Pequeno

Um multivibrador é um circuito que gera formas de onda periódicas sem a necessidade de um sinal de entrada. Neste caso, vamos abordar a implementação de um multivibrador passivo em um circuito amplificador pequeno.

O que é um Multivibrador Passivo?

O multivibrador passivo é um circuito que utiliza componentes passivos, como resistores, capacitores e indutores, para gerar formas de onda periódicas. Ele não requer uma fonte de alimentação externa para funcionar.

Passo a Passo para Implementação:

  1. Escolha dos componentes: selecione os resistores e capacitores adequados para o multivibrador passivo.
  2. Conexão dos componentes: conecte os componentes de acordo com o diagrama do multivibrador passivo.
  3. Ajuste da frequência: ajuste os valores dos componentes para obter a frequência desejada na saída do multivibrador.
  4. Conexão ao circuito amplificador: conecte a saída do multivibrador passivo ao circuito amplificador pequeno para amplificar a forma de onda gerada.

Aplicação Prática:

Um multivibrador passivo pode ser utilizado em sistemas de comunicação para gerar sinais de clock, em osciladores de áudio para gerar tons ou em circuitos de controle para acionar dispositivos em intervalos regulares.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.