Respostas de Circuitos

O funcionamento do conversor R/2R em circuitos elétricos


Publicado em: 07/06/2025


O funcionamento do conversor R/2R em circuitos elétricos

O conversor R/2R é um equipamento utilizado em circuitos elétricos para realizar a conversão de sinais analógicos para digitais de forma eficiente. Neste post, vamos explicar passo a passo como esse conversor opera e qual a sua importância em aplicações práticas.

O que é um conversor R/2R?

O conversor R/2R é um tipo de conversor digital-analógico (DAC) que utiliza uma rede de resistores com valores R e 2R para realizar a conversão de sinais. Ele opera de forma binária, ou seja, utilizando apenas dois níveis de tensão para representar os valores digitais.

Como funciona?

O funcionamento do conversor R/2R se baseia na combinação de resistores em uma rede específica que permite a geração de diferentes níveis de tensão de saída, de acordo com o sinal digital de entrada. A relação entre os valores dos resistores R e 2R determina a precisão e a resolução do conversor.

Aplicações práticas

O conversor R/2R é amplamente utilizado em sistemas de controle, instrumentação e comunicação, onde a conversão precisa de sinais analógicos para digitais é essencial. Ele permite a representação fiel de sinais analógicos em formato digital, facilitando o processamento e a transmissão de dados.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.