Respostas de Circuitos

Origem do termo 'Circuitos de Primeira Ordem'


Publicado em: 07/06/2025


Origem do termo 'Circuitos de Primeira Ordem'

Os circuitos de primeira ordem são fundamentais no estudo da engenharia elétrica, mas você já se perguntou de onde vem esse termo?

Definição de Circuitos de Primeira Ordem

Antes de explorarmos a origem do termo, é importante entender o que são circuitos de primeira ordem. Esses circuitos são caracterizados por possuírem um único elemento armazenador de energia, como um resistor (R) ou um indutor (L).

Origem do Termo

O termo 'primeira ordem' tem origem na teoria dos sistemas dinâmicos, onde a ordem de um sistema é determinada pelo número de derivadas presentes na equação diferencial que descreve seu comportamento. No caso dos circuitos elétricos, a primeira ordem indica que a equação diferencial que modela o circuito possui apenas uma derivada em relação ao tempo.

Essa nomenclatura foi estabelecida para diferenciar os circuitos de primeira ordem dos circuitos de ordem superior, que possuem mais de um elemento armazenador de energia e, consequentemente, mais derivadas na equação diferencial.

Importância dos Circuitos de Primeira Ordem

Os circuitos de primeira ordem são essenciais para compreendermos o comportamento de sistemas elétricos em resposta a diferentes estímulos, como sinais de entrada variáveis no tempo. Eles são a base para o estudo de circuitos mais complexos e para o desenvolvimento de técnicas de simulação e análise.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.