Respostas de Circuitos

Entendendo a conexão Triângulo-Triângulo em circuitos trifásicos


Publicado em: 07/06/2025


Entendendo a conexão Triângulo-Triângulo em circuitos trifásicos

Os circuitos trifásicos são amplamente utilizados na engenharia elétrica devido à sua eficiência e capacidade de transmitir grandes quantidades de energia. Uma das configurações possíveis nesse tipo de circuito é a conexão Triângulo-Triângulo, que apresenta características específicas que a tornam interessante em determinadas situações.

O que é a conexão Triângulo-Triângulo?

A conexão Triângulo-Triângulo consiste em ligar as três fases de um circuito trifásico em formato de triângulo, formando assim uma configuração específica de conexão entre as cargas.

Como funciona essa conexão?

Nesse tipo de conexão, a tensão de linha é igual à tensão de fase, o que resulta em uma relação de 1:1 entre as duas grandezas. Isso significa que a tensão medida entre duas fases adjacentes é a mesma que a tensão medida entre uma fase e o neutro.

Vantagens e aplicações da conexão Triângulo-Triângulo

Essa configuração é especialmente útil em situações onde se deseja manter a mesma tensão de linha e de fase, facilitando o dimensionamento e a instalação de equipamentos. Além disso, a conexão Triângulo-Triângulo é comumente utilizada em sistemas de distribuição de energia em indústrias e grandes estabelecimentos comerciais.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.