Respostas de Circuitos

Qual a diferença entre um circuito sub-amortecido e superamortecido?


Publicado em: 07/06/2025


Diferença entre circuito sub-amortecido e superamortecido

Quando estudamos circuitos de segunda ordem, é comum nos depararmos com os conceitos de amortecimento, que podem ser classificados em sub-amortecido e superamortecido. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

Circuito sub-amortecido

No caso de um circuito sub-amortecido, a resposta do sistema apresenta oscilações que diminuem ao longo do tempo, mas sem atingir o estado de equilíbrio rapidamente. Isso significa que o sistema leva um tempo considerável para se estabilizar após uma perturbação.

Circuito superamortecido

Já em um circuito superamortecido, a resposta do sistema não apresenta oscilações, atingindo rapidamente o estado de equilíbrio após uma perturbação. Nesse caso, o sistema é capaz de retornar à sua condição inicial sem oscilações excessivas.

Portanto, a principal diferença entre um circuito sub-amortecido e superamortecido está na forma como a resposta do sistema se comporta em relação ao tempo e à estabilidade. Enquanto o sub-amortecido apresenta oscilações que diminuem ao longo do tempo, o superamortecido atinge o equilíbrio sem oscilações.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.