Respostas de Circuitos

Qual foi a contribuição de Nikola Tesla para o estudo de circuitos em corrente alternada?


Publicado em: 07/06/2025


A contribuição de Nikola Tesla para os circuitos em corrente alternada

Nikola Tesla foi um dos grandes nomes da eletricidade e suas contribuições para o estudo de circuitos em corrente alternada foram fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia elétrica que utilizamos hoje em dia.

Corrente Alternada vs. Corrente Contínua

Antes de Tesla, a corrente contínua era amplamente utilizada, mas apresentava limitações em relação à transmissão de energia em longas distâncias. A corrente alternada, por sua vez, permitia uma transmissão mais eficiente e com menor perda de energia.

Transformadores e Sistemas Polifásicos

Uma das grandes contribuições de Tesla foi o desenvolvimento de transformadores que permitiam a elevação e redução da tensão da corrente alternada, facilitando sua transmissão em longas distâncias. Além disso, Tesla também foi responsável pela implementação de sistemas polifásicos, que possibilitaram um melhor aproveitamento da energia elétrica.

Legado de Tesla

O legado de Nikola Tesla no estudo de circuitos em corrente alternada é inegável e suas contribuições continuam sendo fundamentais para a eletricidade moderna. Seu trabalho revolucionou a forma como a energia elétrica é gerada, transmitida e utilizada em todo o mundo.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.