Respostas de Circuitos

Diferença entre circuitos em corrente alternada em série e em paralelo


Publicado em: 07/06/2025


Diferença entre circuitos em corrente alternada em série e em paralelo

Quando estudamos circuitos em corrente alternada, é comum nos depararmos com circuitos em série e em paralelo. Ambos possuem características distintas que influenciam no comportamento do circuito como um todo. Vamos entender melhor as diferenças entre eles:

Circuitos em série

Em um circuito em série, os componentes elétricos estão conectados em sequência, ou seja, o final de um componente está ligado ao início do próximo. Isso significa que a corrente que passa por um componente também passa pelo outro, sendo a mesma em todos os elementos do circuito. A tensão total do circuito é a soma das tensões em cada componente.

Circuitos em paralelo

Já em um circuito em paralelo, os componentes estão conectados de forma que ambos os extremos de cada componente estejam ligados aos extremos dos outros componentes. Nesse caso, a tensão em cada componente é a mesma, enquanto a corrente total do circuito é a soma das correntes em cada componente.

Portanto, a principal diferença entre circuitos em série e em paralelo está na forma como os componentes estão interligados e como a corrente e a tensão se distribuem entre eles. É importante compreender essas diferenças para analisar e projetar circuitos de forma eficiente.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.