Respostas de Circuitos

Origem do Teorema de Norton


Publicado em: 07/06/2025


Origem do Teorema de Norton

O Teorema de Norton é uma ferramenta fundamental na análise de circuitos elétricos, permitindo simplificar circuitos complexos em um único equivalente de fonte de corrente e resistor. Mas você já se perguntou como esse teorema surgiu?

Descoberta de Norton

O Teorema de Norton foi proposto por Edward Lawry Norton, um engenheiro elétrico americano, em 1926. Norton estava trabalhando na Bell Labs e buscava uma maneira de simplificar a análise de circuitos complexos.

Base teórica

O Teorema de Norton é baseado no Teorema de Thévenin, que foi desenvolvido alguns anos antes por Léon Charles Thévenin, um engenheiro francês. Thévenin propôs que qualquer circuito linear poderia ser representado por uma fonte de tensão em série com um resistor.

Aplicação prática

Norton percebeu que, em certos casos, era mais conveniente representar um circuito por uma fonte de corrente em paralelo com um resistor. Isso levou à formulação do Teorema de Norton, que é uma alternativa ao Teorema de Thévenin.

Importância do Teorema de Norton

O Teorema de Norton é amplamente utilizado na análise de circuitos elétricos, facilitando o cálculo de correntes e tensões em circuitos complexos. Ele é essencial para a resolução de problemas práticos em engenharia elétrica.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.