Respostas de Circuitos

Entendendo Circuitos de Segunda Ordem


Publicado em: 07/06/2025


Entendendo Circuitos de Segunda Ordem

Os circuitos de segunda ordem são comuns em engenharia elétrica e possuem características específicas que os diferenciam de circuitos de primeira ordem. Eles são compostos por elementos que geram respostas mais complexas, como capacitores e indutores.

Resposta de um Circuito de Segunda Ordem

Para calcular a resposta de um circuito de segunda ordem super-amortecido, é necessário levar em consideração a constante de tempo do circuito, a frequência natural e o fator de amortecimento. Esses parâmetros influenciam diretamente na forma como o circuito responde a uma entrada.

Passos para o Cálculo

  1. Identifique os componentes do circuito: resistores, capacitores e indutores.
  2. Calcule a frequência natural do circuito.
  3. Determine o fator de amortecimento.
  4. Utilize as equações adequadas para encontrar a resposta do circuito.

Exemplo Prático

Suponha que você tenha um circuito RLC série com R = 10Ω, L = 0.1H e C = 0.001F. Qual seria a resposta do circuito para uma entrada de 5V?

Conclusão

Calcular a resposta de um circuito de segunda ordem super-amortecido requer atenção aos detalhes e conhecimento das equações envolvidas. Com prática e dedicação, é possível dominar esse tipo de análise e aplicá-la em diversos contextos da engenharia elétrica.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.