Respostas de Circuitos

Entendendo a variação da corrente em circuitos de segunda ordem


Publicado em: 07/06/2025


Entendendo a variação da corrente em circuitos de segunda ordem

Quando estudamos circuitos elétricos, nos deparamos com diferentes tipos de circuitos, cada um com suas características e comportamentos específicos. Um dos conceitos importantes nesse estudo é a diferença na variação da corrente em circuitos de primeira e segunda ordem.

Circuitos de primeira ordem

Nos circuitos de primeira ordem, a corrente varia de forma mais simples e previsível. Isso ocorre devido à presença de apenas um elemento armazenador de energia, como um capacitor ou um indutor. A resposta da corrente a uma mudança na tensão de entrada é rápida e atinge seu valor final de forma exponencial.

Circuitos de segunda ordem

Já nos circuitos de segunda ordem, a variação da corrente é mais complexa. Isso acontece porque esses circuitos possuem dois elementos armazenadores de energia, o que resulta em um comportamento mais oscilatório e amortecido. A presença de um segundo elemento, como um indutor e um capacitor em série, introduz novas dinâmicas no circuito, levando a variações mais complexas na corrente.

Comparação entre os circuitos

Em resumo, a diferença na variação da corrente em circuitos de primeira e segunda ordem está relacionada à presença de um ou dois elementos armazenadores de energia. Enquanto nos circuitos de primeira ordem a variação é mais simples e exponencial, nos circuitos de segunda ordem ela é mais complexa e oscilatória, devido à interação entre os elementos presentes.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.