Respostas de Circuitos

O que é um fasor e como ele é utilizado na análise de circuitos em corrente alternada?

Um fasor é uma representação vetorial de uma grandeza senoidal, como a corrente ou a tensão, em circuitos de corrente alternada (CA). Ele é utilizado para simplificar a análise de circuitos CA, transformando equações diferenciais em equações algébricas. Um fasor é expresso como um número complexo que encapsula tanto a magnitude quanto a fase da grandeza senoidal.

Na análise de circuitos em corrente alternada, os fasores permitem que engenheiros tratem componentes como resistores, indutores e capacitores de maneira mais intuitiva. Por exemplo, em um circuito RLC (resistor, indutor e capacitor), cada componente tem uma impedância que pode ser representada como um número complexo. A soma dessas impedâncias pode ser facilmente manipulada usando a aritmética de números complexos.

Além disso, o conceito de admitância, que é o inverso da impedância, também é frequentemente utilizado em conjunto com fasores para simplificar a análise de circuitos. Admitância é útil para entender como a corrente se comporta em relação à tensão aplicada, especialmente em circuitos de alta frequência.

Se você gostou deste conteúdo, conheça o curso online de circuitos elétricos para alunos de engenharia, Domínio Elétrico, criado pelo Prof. Nicholas Yukio, clicando no botão presente logo abaixo do texto.

Leia também:

Para estudar circuitos elétricos com aulas em vídeo do Prof. Nicholas Yukio, clique no botão abaixo para criar uma conta gratuita.

Foto do Nicholas Yukio

Sobre o Prof. Nicholas Yukio

Sou engenheiro eletrônico formado no ITA em 2017. Comecei a vida profissional como professor da disciplina de circuitos elétricos no ITA, onde trabalhei até março de 2020.

No início de 2020, criei meu curso online de circuitos elétricos, o Domínio Elétrico, focado em alunos de engenharia.

De lá para cá, já são cerca de 500 alunos do curso que aprendem comigo e que podem tirar dúvidas individualmente comigo.

Muitos são alunos de diversas faculdades, públicas e privadas, bem como alunos de cursos técnicos e profissionais formados.